15 abr Seguro para eventos: Como funciona? Quais os tipos de cobertura?
Ninguém está livre de imprevistos, principalmente quando falamos em organização de eventos. Existem diversas situações que fogem do controle até de quem é bastante precavido. Diante de uma situação inesperada, o seguro de eventos é fundamental.
Confira a seguir como funciona o seguro de eventos, quais são os tipos de cobertura ofertados por eles e por que vale a pena investir nesse tipo de serviço.
Como funciona o seguro de eventos?
O objetivo de contratar um seguro de eventos é garantir o máximo de segurança possível para o proprietário do evento e para as todas as outras pessoas envolvidas, incluindo os convidados. Isso quer dizer que se alguém sofrer algum dano, ele será reparado pelo seguro contratado.
De maneira geral, é muito fácil aderir a um seguro de eventos. Primeiro, é preciso buscar as seguradoras que ofertam o serviço, analisar as propostas de cada uma e escolher a que melhor se encaixa no seu perfil.
Depois, é feita uma inspeção de risco que geralmente depende do tamanho do evento. Em seguida, a seguradora tem um prazo para decidir se aceita ou não o cliente. Caso aceite o risco, é emitida a apólice de seguro.
Quais os tipos de cobertura?
Existem dois tipos de cobertura: a básica e a adicional. A cobertura básica é o que garante a responsabilidade civil do organizador ou expositor diante de algum dano como um acidente, por exemplo. Existe um projeto de lei transitando na Câmara dos Deputados, o PLP 1/2015, que torna obrigatório esse tipo de cobertura.
O segundo tipo de cobertura é opcional, chamado de adicional. Ele cobre situações específicas e esporádicas que podem acontecer. Os adicionais devem ser adicionados à apólice de acordo com a necessidade da situação e o tipo do evento.
A cobertura básica já oferta mais segurança às pessoas envolvidas no evento. No entanto, ela não cobre todas as ocorrências que, porventura, possa surgir. Por isso, vale a pena pensar em contratar um seguro mais abrangente.
Algumas situações que são cobertas pelo seguro adicional:
• Dano a algum equipamento;
• Falta ou atraso de atrações ou do Buffet contratado;
• Furto ou roubo de veículos estacionados dentro da área do evento;
• Eventual cancelamento do evento por interferência climática.
Por que é importante investir em um seguro de eventos?
Contratar um seguro de eventos é a única maneira de organizar uma festa ou encontro com completa segurança e tranquilidade necessárias. É fato que qualquer imprevisto ou acidente que aconteça durante esse momento é de responsabilidade do organizador da festa. Ele será cobrado por qualquer falha que acontecer.
A falta de um seguro que cubra esses eventuais acontecimentos pode desencadear um grande prejuízo financeiro. Além disso, a repercussão negativa do acontecimento suja a imagem da empresa deixando-a bem mais longe de conseguir fechar novos contratos.
Portanto, aderir a um seguro de eventos é um investimento que vale a pena. É uma medida eficiente de proteção tanto para os participantes da festa quanto para o organizador. Para quem precisa de um orçamento enxuto, é bom saber que o valor do seguro é variável de acordo com o tamanho do evento e é bastante acessível.
Além disso, deixar de aderir a um seguro pensando em economizar é uma estratégia que pode ocasionar muito mais prejuízo no final das contas, caso aconteça algum acidente durante o evento.
Quer saber mais sobre os serviços que oferecemos ou deseja fazer algum orçamento? Fale conosco através dos nossos canais de contato.
Sorry, the comment form is closed at this time.